novembro 21, 2005

De vez em quando, de repente, surgem pessoas do passado. Alguns que a gente jurava que nunca mais ia ver na vida, porque tinha tomado outro rumo, decidido se dedicar a outras atividades. Mas aí o destino coloca essas pessoas no caminho da gente.

É bom. E não é. Gosto de pensar que o passado passou e vai ficar lá, no passado. Pra ser lembrado de vez em quando e ser arquivado de novo em seguida. É verdade que nesses (re)encontros o passado vira presente e fica louco pra marcar alguma coisa no futuro. Mas eu faço uma força danada pra que não. Passado foi. Pronto.

Mas é bom ter, de vez em quando, um momento hora da saudade. Lembra como era? E o Fulano, anda fazendo o quê? Nossa, casou com a Cicrana? E separou? E você, como anda? O que tem feito? Aí o assunto acaba. Boa parte dos conhecidos em comum caiu no esquecimento ou sumiu no tempo. A atividade de um não tem nada mais a ver com a atividade do outro. Ou, às vezes, até tem, mas não há mais o ambiente comum, o interesse comum.

Em alguns – raros – casos, a amizade continua. Mas não é reencontro, é amizade. E amizade, já dizia o poeta, é quase amor. A gente não esquece. Mas, como o amor, não há amizade que resista a uma longa separação.

Sábado rolou uma hora da saudade dessas comigo. Reencontrei gente que não via há mais de 10 anos. E saí com uma velha amiga de mais de 40 anos. Aliás, ela e eu demos muita risada desse momento. Ela, eu encontro com alguma regularidade. Ainda existe aquele clima de camaradagem, de companheirismo. Cumplicidade, teve. Agora, não mais. Tem coisa que, quando se perde, jamais se recupera. Mas gosto de vê-la, de encontrá-la, de ficar jogando conversa fora.

Do reencontro com os demais ficou aquele clima do vê se me escreve, telefona, não some, ta? Tudo sem muita convicção, tudo com aquele ar de só pra constar. Ninguém está mentindo, mas fala sabendo que nada mais vai rolar. Teve sorriso, festa, abraço apertado. Foi gostoso. Foi...

Confesso que não sei se quero reencontrar aquelas pessoas. Tenho boas lembranças delas e gostaria que tudo ficasse assim, boas lembranças. O tempo costuma fazer mal às pessoas e as relações raramente continuam as mesmas. Eram boas. Não sei se serão.

Melhor deixar no eram...