março 22, 2007


De capivaras e helicópteros


Ao longo dos trilhos tem uma via para tráfego do povo que trabalha na manutenção da linha. Normal. O curioso é que bem aqui, na estação Berrini, tem várias placas indicando “Cuidado. Animais silvestres. Capivara”.

Acho que todo mundo sabe, através das notícias, que tem bando de capivaras na beira do rio, ao longo das Marginais. Eu sabia, mas nunca vi os bichinhos. Agora, minha curiosidade foi aguçada. Passo o tempo todo de nariz encostado na janela do trem, tentando enxergar as capivaras. Até agora, nada.

Descobri que elas são exímias nadadoras e, diante do perigo, mergulham e fogem rapidamente. Se fizeram isso no Pinheiros, tadinhas. Nadar em lama não deve ser legal. Isso sem falar no tanto de sujeira que fica boiando no rio. Mas elas são bonitinhas.

Não perdi a esperança. Ainda vou ver uma capivara na beira do rio.

*****

Uma curiosidade já foi satisfeita: hoje pousou um helicóptero no heliponto que fica bem na frente da minha janela. Deu vontade de estar dentro dele.

Mas uma libélula é bem mais graciosa...

março 19, 2007


De trem


Não é o trem da alegria, mas acabou sendo bem satisfatório. Agora, em novo endereço de trabalho (não mudei de trabalho, o trabalho é que mudou de local), vou de Ponte Orca até a Estação Cidade Universitária, onde pego o trem espanhol até a Estação Berrini. De lá, são dois quarteirões até o WTC, o World Trade Center caboclo que, espero, não atraia a atenção do Bin Laden.

Claro que a paisagem não é grande coisa – o rio Pinheiros não está certamente entre os mais bonitos do mundo. Mas dá pra ir bem. É confortável, rápido. E como vai para uma região lotada de escritórios, está cheio de gente bem arrumadinha e cheirosa. De quebra, a gente passa ao lado (ou será nos fundos?) da Daslu. E ao largo da mansão de Edemar Cid Ferreira, aquele de tristes lembranças.

Do alto do 26.º andar do WTC – o último, chamado internamente de AT (área técnica), a paisagem é das mais interessantes. Só de um lado, contei pelo menos três helipontos. Durante o dia, não pousou nenhum helicóptero, mas quando isso acontecer, a visão será privilegiada. Estou pensando em levar binóculos para o trabalho, só pra espiar a movimentação em volta.

Hoje foi o primeiro dia e tudo foram flores. Quer dizer, médio: os computadores não estavam instalados devidamente, tinha um monte de caixas espalhadas por todo o canto. Mas já deu pra ver que teremos mais espaço. No térreo do prédio, as praças de alimentação enfiam a faca. No entorno, tem uns restaurantezinhos por quilo bem bons. Então, morrer de fome ninguém vai.

E no térreo tem o D&D. Com uma maravilhosa Tok&Stok.

Se não tomar cuidado, vou à falência. Mas vou me divertir...