março 08, 2007


Calor rima com mau humor

Moro num país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza. E onde faz um calor cão. Quando o termômetro, dentro de casa, marca quase 30 graus, a coisa está feia. E pra mim, que me desfaço em suor, a sensação é de estar se transformando numa poça d’água.

Ventilador ajuda. Não curto ar condicionado. Mas o circulador de ar fica ligado a noite de inteira. Se não, não dá pra dormir. Que inveja dos ursos polares! Aproveito pra fazer chuva na minha cabeça quando vou regar o jardim. Molho as plantas, a mim, ao que tiver em volta. Que delícia!

Vi, outro dia, A Marcha dos Pingüins. Filme lindo, desde que você não preste atenção à narração. Essa é de doer. Morri de pena dos bichinhos, que fazem um sacrifício danado pra perpetuar a espécie. Mas fiquei com inveja do gelo e do frio. Podiam mandar um pouquinho pra gente...

Sei que muita gente vai chiar. Mas eu não gosto do calor. Muito menos desse calor saariano. Pior ainda se for úmido. Aí, eu fico de mal humor mesmo.

Temperatura civilizada fica em torno dos 20 graus, com tolerância de 3 graus, pra cima ou pra baixo. A foto? Peguei num site de fotografias – espero que o proprietário não se importe, nem me cobre.

Mas olhar pra ela me dá sensação de frescor.