abril 21, 2010

Lá e cá


Pergunta: “Você não acha que o Brasil estaria melhor se fosse colonizado pelos holandeses?”

Resposta: “Eu queria ver alguém compor Garota de Ipanema em holandês...”


É só um diálogo que faz parte da série Portugal Brasil – Lá e Cá, que a TV Cultura começa a mostrar neste domingo. Fui ontem à apresentação, uma festa no Museu da Língua Portuguesa regada a choro, com direito a (quase) toda a família presente. Só faltou o filho mais novo, mas esse está em férias, respirando Buenos Aires. Isso porque o filho mais velho faz parte da equipe que produziu a série – tá lá o nome dele, maior orgulho! E pra aumentar esse orgulho, o chefão me declara: “Seu filho trabalha pra cacete!”

A filha levou o genro e o neto – e por uma dessas coincidências do destino, o bufê era de um casal amigo deles, que tem uma filha que adora brincar com o pequeno. Assim, ninguém se estressou com crianças, elas se cuidaram sozinhas. E todo mundo pode aproveitar.

O programa promete boas risadas e muitas constatações e reflexões. O português reclama que o brasileiro não tem memória da colonização portuguesa, não se incomoda em cultivar essas raízes. Eu acho que não é isso, não. O português está tão incorporado na vida brasileira que ninguém se incomoda em procurar raízes. Taí, pronto. Pra que se incomodar? De mais a mais, não somos países-irmãos?

Mas acho que vai valer a pena ver o programa: são 13 no total, aos domingos, 21h00, na TV Cultura. Eu, boa coruja que sou, penso até em gravar...

*** *** *** *** ***

F
eriadão de quarta-feira é muito bom. Sol brilhando, neto vendo Bakugan na sala (ele pediu pra gravar um especial que rolou outro dia), irmã a caminho para uma visita.

A vida até que é boa...