março 01, 2006

Carnaval passou e foi uma prévia do futuro. Em casa, meus gatos e eu. Mais ninguém. Como teste, funcionou. Foi bom. No fundo, é tudo uma questão de hábito.

Filho agora está em novo endereço - por sinal, ele nem sabia direito qual era, 24 horas depois de estar morando lá. Ainda se adaptando a novas rotinas que ele mesmo tem de criar. Vai ser logo, tenho certeza. Ele tem know-how pra isso. A minha sensação de fracasso continua, mas isso acho que nem o tempo cura. Achei que como ele já tinha ido uma vez seria mais leve. Não foi. É coisa de mãe – e quem tem uma ou é uma sabe que é assim mesmo que funciona. Há muitos anos eu digo que a gente prepara os filhos pra ir pro mundo, só não se prepara pra ver os filhos irem pro mundo. É isso...

Leio no blog de uma nova e jovem amiga que ela acaba de comprar um livro do Saramago e que se prepara para isso há algum tempo, sempre adiando por achar que não estava madura o suficiente. Só pra consolá-la, devo dizer que há livros que não hesito em comprar. Simplesmente não compro. Ou compro e deixo guardado na estante, me desafiando. Mas são títulos que decidi que só vou ler quando estiver bem velhinha, pra ter todo o tempo do mundo pra compreender o que de fato está escrito. A Montanha Mágica do Thomas Mann é um deles. E embora todo mundo diga que Proust é uma maravilha, continuo achando que tenho de ter mais tempo pra ele. Por enquanto, não tenho. Mas desconfio que no fundo é um pouco de preguiça mesmo, ainda mais com essa profusão de leituras mais leves e digestivas que saltam das prateleiras o tempo todo. Coisa pra encher os olhos e esvaziar a cabeça.

Bobagens. É assim que me refiro a esses livros. A denominação foi adotada imediatamente pelo livreiro que freqüenta a redação. E tem o setor drogas pesadas, altamente viciantes, tipo Nora Roberts e outros quetais. Ele chega perto e fala bem baixinho: hoje tem droga pesada... Ele sabe que sou viciada em drogas e bobagens. E é o meu maior credor, hoje em dia.

As manhãs andam reservadas para o crochê, que enche os olhos, ocupa as mãos e a cabeça e dá satisfação imensa quando o trabalho fica pronto. Fui eu que fiz.

A gramática pode estar errada, mas a satisfação é certa.

1 comentário:

wicca disse...

olha só, surface design:

http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?tab=00002&newsID=a6635.htm&subTab=00109&uf=&local=&testeira=370&l=&template=&unit=

estou pensando seriamente em fazer (pra contrabalancear o saramago, rs). me acompanha?