julho 02, 2008

Protesto


Depois de alguns trabalhos, descobri que as coisas funcionam mais ou menos assim:

As empresas contratam agências de publicidade para cuidar do marketing delas.
As agências pedem aos departamentos comerciais dos jornais que criem produtos especiais para seus clientes.
Os departamentos comerciais contratam uma outra empresa para realizar os tais produtos especiais.
A outra empresa faz o tal produto e devolve ao departamento comercial, que devolve à agência, que mostra ao cliente, que faz alterações e devolve à agência.
A agência encaminha as alterações para o departamento comercial, que as encaminha de volta à outra empresa, para fazer as emendas necessárias.
E esse caminho de vai-volta se repete por quantas vezes forem necessárias, até que o produto fique do jeito que a agência pensou no começo.


Um parceiro meu me explicou que essa burocracia toda se deve pura e simplesmente à necessidade de as agências terem alguém para responsabilizar se, por acaso, o produto não sair do gosto do cliente. Ou seja: as agências pagam para alguém engolir o sapo. Esse mesmo parceiro observou que é muito fácil promover mudanças num produto que já existe – antes disso, ninguém sabia ao certo o que queria.

Tudo isso é pra explicar a minha dificuldade em engolir isso tudo. Se as agências têm um redator – e Deus sabe o tanto de palpite que esse infeliz dá! –, por que não entregam o trabalho para esse redator, que já saberia exatamente o que tem de ser feito? ?As agências têm tudo: redator, diretor de arte, softwares, hardwares, palpites, idéias, diagramador, impressoras... Ah, mas só tem um redator e ele é muito ocupado... Por que não contratam mais gente, então? Tem de ter essa burocracia toda, esse passa-passa, vai-e-volta insano e contraproducente? Isso é pra mostrar serviço? Ou só pra algum sujeito ter a sensação de mandar em alguém?

Tá bom, é trabalho pra mim. Não deveria reclamar. Afinal, dessa confusão toda sobra algum dinheirinho pra mim. Mas não seria mais lógico a agência fazer o produto junto com o cliente e repassar o produto pronto para o comercial dos jornais? Resumindo: isso tudo me irrita, me desgasta, me faz mal.

As coisas poderiam ser bem mais simples...

Sem comentários: