novembro 20, 2009

Lua Nova / New Moon


Estreou Lua Nova. E claro que vi o trailer no You Tube bem antes e hoje amanheci lendo as críticas. O Merten continua sendo um cara de bom senso: falar deste filme do ponto de vista de técnica, de roteiro e outros quetais não adianta. Tem de reconhecer: o filme já era blockbuster antes mesmo de começar a ser filmado, vai atrair milhares de pessoas às salas de cinema, do mesmo jeito que a série em livro vende feito água no deserto. Os fãs do livro não estão interessados em se o roteiro é bom, se foi bem filmado, se os efeitos especiais funcionam. Eles querem ver Edward e Bella, que ganharam corpo e cara a partir de Crepúsculo. E, agora, quem ganha corpo (uau!!!) e cara de verdade é Jacob.

Quando os livros de Harry Potter começaram a vender loucamente, os críticos também desceram o cacete. E só uns dois festejaram o fato de que, bem ou mal escrito, o livro fazia com que os jovens lessem – coisa difícil nesses tempos de informação imediata e internética. Sei que críticos têm de criticar. Mas se a gente esbarra num fenômeno assim tem de pensar um pouco mais fundo, ir além daquilo que está escrito, se perguntar porque cargas d’água a coisa atrai tanto tanta gente. Neste caso específico de público, então, temos mais é que comemorar. Se um décimo dessa legião de leitores se tornar realmente leitor, a literatura é quem sairá ganhando.

Não vou discutir o fenômeno Harry Potter, muito menos Crepúsculo. Além de ser suspeita - sou fã confessa das duas séries -, deixo esse tipo de análise para gente com mais competência e conhecimento, embora duvide que exista alguém que consiga fazer uma análise completa do ser humano. E isso fica pior quando falamos de adolescentes, esses seres maravilhosos e quase míticos que não sabem o que fazer com todas as escolhas que têm pela frente.

Li todos os livros, tanto de Harry Potter como de Crepúsculo. Conheço toda a história do vampiro Edward e da humana Bella, talvez até um pouco mais porque baixei e li o romance inacabado de Stephenie Meyer, Midnight Sun, que conta a história do ponto de vista de Edward.

Agora, minha cabeça adolescente não vê a hora de ir ao cinema para ver a cena em que Bella reencontra Edward em Volterra – o You Tube mostrou umas fotos e, sinceramente, superou minhas expectativas. De qualquer forma, vou esperar um pouco a poeira assentar e reservar uma tarde no meio da semana pra isso.

A cabeça adolescente é impaciente, mas o corpo velhinho não quer saber de filas. E, enquanto isso, curto fotos do Pattinson - ser bonito assim chega a ser desaforo!!!

Sem comentários: