junho 14, 2010

Zorba e Copa


Para viver a vida completamente, você tem de amar.

Recebi, não sei de quem (eu sei, a gente não deveria ficar abrindo e-mail de gente que não sabe quem é, mas desta vez eu não resisti), dois vídeos que estão no YouTube, ambos de Anthony Quinn. Um, do filme Zorba, o Grego; outro, de uma homenagem a Mikis Teodorakis, o autor da música de Zorba. No primeiro, ele tinha 64 anos; no segundo, 84 (viria a morrer dois anos depois).

Não pretendo viver tanto. Mas, se chegar aos 80 com a vitalidade e a alegria dele, é porque terei vivido muito, muito bem, com muita alegria. A frase que abre este post é dele, no final da homenagem. E a frase marcante do filme é quando ele constata, maravilhado: “Você também é capaz de rir!”

É isso: viver a vida, rindo e feliz.

*** *** *** *** ***

H
á muito, muito tempo não faço isso. A bem da verdade, acho que é a primeira vez: vejo todos os jogos da Copa do Mundo em casa, sem compromisso de escrever, sem precisar trabalhar antes ou depois. É bem possível que tenha muita gente com inveja – outro diz, o Matthew Shirts contava, numa crônica, que teve um momento de pura inveja do Mário Prata, que tirou férias só pra assistir aos jogos da Copa. E o Prata virou samambaia em frente à TV pelo mês todo.

Claro que não estou vendo tudo. Nem dá: o urgente nunca deixa tempo para o necessário e coisas de casa sempre são urgentes. E ver futebol nem é tão necessário assim... Mas consegui ver pelo menos um tempo dos jogos, com exceção de Inglaterra e Estados Unidos – nessa hora, estava na festa junina do neto, que é muito mais importante do que qualquer copa.

Algumas observações: tem jogador francês bonito pra caramba. Mas os italianos ainda não entraram em campo e eles costumam ser vencedores nesse quesito. Os meninos de Camarões usam uma camiseta justinha, bem diferente do povo europeu, que costuma usar roupa mais larga. Tem brasileiro naturalizado em um monte de seleções e já teve até gol de um deles, o alemão Cacau. Aliás, a Alemanha nem parece a Alemanha... A Holanda jogou bonito, mas ainda não encheu os olhos. Estou curiosa pra ver a Espanha e Portugal – será que são mesmo tudo o que andam falando?

E assim se passam os dias... So wave your flag!

Sem comentários: