março 26, 2007


Capibaribe das capivaras

Já disse antes que não tenho mais espaço para novos slots de memória. O que está lá, está lá. Novidades às vezes encontram um espaço, às vezes não. Não depende de importância, nem de tamanho. Conclui que já atingi o estágio da memória seletiva: guardo o que acho que tenho de guardar. Mas hoje verifiquei que tem muita inutilidade guardada...

Mas como livre pensar é só pensar, claro que saiu alguma coisa. De nariz encostado na janela do trem – me dê um lugar livre, sem aperto, junto à porta oposta à de acesso das pessoas, com visão para o rio e eu quase perco a estação pra descer -, procurava, claro, pelas capivaras. Que ainda não vi, viu?

Aí, lembrei do Rio Capibaribe. Que também nunca vi, mas sei que banha o Recife, junto com o Beberibe, e cujo nome, traduzido do tupi, significa rio das capivaras. Quem me contou foi um amigo querido, recifense, cujo blog se chama Rio das Capivaras. Comprovei a veracidade da história pesquisando na Internet: a Fundação Joaquim Nabuco conta tudo.

Mas, pensando bem, devo ter visto o Capibaribe. Já fui ao Recife, passeei por lá junto com os filhos num período de férias, certamente em algum momento vi o rio – mas isso, pelo jeito, passou batido. Não lembro. Não tem registro.

Hoje, o Capibaribe, como o Pinheiros, está poluído e sujo. Não sei se tanto, acho que não. Mas não tenho notícia de capivaras por lá.

E começo a duvidar da existência das nossas...

2 comentários:

Flavs disse...

Quando estávamos indo pra Chuí, já bem perto do destino, um rio cheio de capivaras acompanhava a estrada! :)

denize disse...

ô lenita, tu nem sabe, mas o rio capibaribe se junta com o beberibe pra formar o oceano atlântico...;o)