abril 04, 2007


Flores e atrasos

Paineiras são árvores nativas do Brasil. São grandiosas, imponentes: chegam a quase 20 metros de altura. Perdem as folhas na época de floração, o que as deixa ainda mais bonitas, porque ficam totalmente cor-de-rosa. Algumas de uma rosa mais claro, outras de um rosa escuro, um pink na moderna linguagem das cores.

Existem dezenas, centenas de paineiras na cidade. E este ano elas estão atrasadas: as árvores estão mostrando suas flores agora, quando, pelo calendário popular, seria a época de começarem a dar lugar aos frutos que, mais tarde, estourariam em paina pra encher travesseiros. Como na cidade muito pouca gente colhe a paina, o atraso não importa muito. Importa que elas estão deslumbrantes.

Segundo o dito popular, a paina, que surge do fruto da paineira, deve ser colhida num determinado tempo depois da semana santa – que é agora. Mas os frutos, por aqui, ainda não apareceram e não estarão prontos para a colheita na época dita correta. O que quer dizer que a safra de paina (isso existe?!) será ruim este ano.

Pra mim, não muda nada. Já estou acostumada com atrasos florais. Minha flor de maio só floresce em junho; a flor de outubro marcou presença em novembro. O que importa é que as flores vêem com força e com vontade, maravilhosas.

Mas esse atraso me intrigou: e as quaresmeiras, como será que estão este ano?

1 comentário:

wicca disse...

minha mãe apontou uma porção de quaresmeiras quando esteve aqui... er... no carnaval. rs