outubro 23, 2009

Lado ruim, lado bom


Várias horas transferindo arquivos do HD velho para o HD novo. Ganhei vários gigas de memória – mas em algum momento alguma coisa aconteceu e algumas coisas se perderam. Sumiram no éter, coisa assim. Ganhei memória no computador, perdi memória que estava arquivada.

Pior é que uma das memórias perdidas era justamente a memória de trabalho. O caminho era assim: C/Lenita/2M10. C/Lenita foi. 2M10 sumiu. E ali estava todo o trabalho deste ano, que não foi muito, mas estava lá, guardado. E um monte de instruções, pautas, templates... Vou ter de juntar tudo de novo, porque os programas de recovery que passamos mostram coisas deletadas há mais de um ano, mas a minha velha e boa pastinha de trampo... Nada. É como se nunca tivesse existido.

Aí fiquei pensando como os técnicos que trabalham para a polícia americana nas séries (sempre as séries!) conseguem recuperar coisas dos computadores dos suspeitos. Será que lá não some nada? Será que os computadores daqui incorporaram a tal gaiatice brasileira e aprontam mais do que os de lá? Sei não, fiquei bastante desconfiada dos arquivos informatizados...

OK, sei que deveria ter feito um back up dos arquivos mais importantes. Mas uma das causas da mudança de HD foi que o velho não conversava mais com os pen-drives – lidar com velhos é terrível, eles são teimosos demais! Então, o jeito seria queimar CDs – mas ia ocupar muito tempo. De mais a mais, uma simples operação de copy/paste, teoricamente, não oferecia risco algum. Bem teoricamente, reconheço agora.

Enfim, já foi. Na hora, deu vontade de chorar. Senti como se tivessem roubado uma parte da minha vida, uma parte importante e significativa. Depois, pensei que era só trabalho e nada do que foi perdido estava realmente perdido. Dá pra recuperar com algum esforço – é o que estou fazendo.

Bem mais divertido foi recuperar os games. Como tive de reinstalar tudo de novo, as pontuações foram perdidas e é como se nunca tivesse jogado antes. E, de fato, tem coisas tão antigas que tenho de aprender de novo como se joga. Ou seja: tem muita diversão pela frente!

Sem comentários: